quarta-feira, 15 de maio de 2019

GRAMADO - CANELA - BENTO GONÇALVES (ROTA DO VINHO)


Escolhemos  o Sul para conhecer a famosa cidade de Gramado e realizar o circuito do vinho de Bento Gonçalves.


Ida para gramado, temos opção via porto alegre e alugando um carro de lá tem duas opções de caminho: rota rápida (2hs) via BR116 ou via rota romântica. No caminho opte pela churrascaria Sapatão, ótimo para provar os dotes churrasqueiros dos gaúchos. fui via rota romântica,  na qual recomendo, pois vai pela Serra e passa por lugares bem bucólicos, como nova Petrópolis...dura um pouco mais (2.45h), aproveite para visitar os locais pelo caminho com o placas turísticas, como mirantes, etc..

Outra opção de ida e via Caxias, podendo ter voos mais baratos inclusive, o que fica a apenas um pouco mais de 1hr de gramado.
***
Ficamos na cidade de Canela, por custo benefício e fica a apenas 5km do centro de gramado.
A cidade é linda e o que mais fica evidente é a qualidade do atendimento de qualquer lugar q você vá, a educação com os pedestres e a atenção com os clientes, só isso já a torna uma cidade turística completamente diferenciada. A estrutura turística atende todos os gostos e bolsos, a dica é elencar os passeios que mais tem a ver contigo e separar a grana, pois em praticamente tudo se gasta, mas vale muito a pena.
Escolhi o circuito cidade/natureza/circuito dos vinhos.
Busquei consultar horários de funcionamento e também preços promocionais em sites de desconto como Groupon e tchê ofertas, tanto para passeios como para restaurantes.
Para os passeios da cidade exclui opções infantis (para quem tem filho tem muita coisa) e fiz minha lista de locais de destaque que mais curti.

Segue em ordem de destaque.

Parque do caracol (a vista do mirante já basta, não precisa subir no elevador nem ir no teleferico que fica mais afastado, o lugar é sensacional, com trilhas e outros riachos acessíveis - $10 meia entrada)

Cânion Itaimbezinho (fiz um pacote com Francys Tour que inclui translado de 2hs, guia e pique nique, fica  em Cambará do Sul por isso é um dia de passeio - $89)



2-Mini mundo: lugar fantástico. Vale a pena aguardar o guia que a cada 30 min faz uma visita guiada e outra perspectiva para olhar as obras ($18 meia)

Igreja de Canela: arquitetura impressionante, compareça a noite para acompanhar a cada hora a fantástica apresentação musical de luzes, vc vai se impressionar!


Parque mundo a vapor: conheça a mecânica por traz do funcionamento de vários processos industriais ($18 meia)

Museu do chocolate Lugano: conheça as infinitas possibilidades do chocolate, para quem é só amante do sabor ou pra quem gosta do oficio (tipo eu) é um espetáculo! no final tem uma degustação pra saciar a vontade ($18 meia)


Igreja matriz Gramado e Fonte: para quem quer prender o amor é mais um lugar, então fique à vontade com os cadeados, eu fiquei só nas fotos da fonte a na visita à catedral.


Icebar: bar de turista pra passar 20min, tomas 2 drinks, pequenos drinks. Vale pra conhecer e fazer um esquenta antes do jantar... esculturas interessantes e frio avassalador. ($24,90)



Lago negro: parque muito bem cuidado e atração da cidade. Pra quem gosta de pedalinho o passeio sai a $ 30. Dá pra tirar belas fotos e na frente tem a torre da Rapunzel, boa sorte! eu virei na esquina e fui numa adega que vende coisas, ótimo pra comprar os brindes pra volta e uns vinhos coloniais personalizados com rotulo de couro.


Festa de Colono: tivemos a oportunidade de estar presentes no mês que ocorre a festa que reúne os colonos alemães e italianos, com comidas típicas, danças e produtos á venda. Sempre pesquise esses eventos na cidade de sua viagem é  muito rico!


Chocolate: eu que estou meio traumatizado com ele, mas mesmo assim não perco uma visita e degustação,  visite a fabrica da Floryball e veja como é trabalhoso até chegar ao seu prazer em trufa! chocolate muito bom e ótimo custo x beneficio.




Museu Harley - fui pois ganhei os ingressos, mas para amantes de caros e motos recomendo o circuito Dreams: carro, harley e até o museu de cera... muito caro pro meu gosto.. prefiro tomar em vinho...

Snowlnad - troquei pelos vinhos, muito caro e esquiar seria ainda pago a parte...

tem diversas outras atrações, como Cristais de Gramado (gratuito), andar pela cidade (rua torta, e tc), saindo de Gramado sentido Canela, um mirante fantástico do Quilombo...

***

Circuito dos vinhos (Bento Gonçalves)



2 dias são muito apertados, o ideal são no mínimo 4 e claro, ficar na cidade ao invés do tour de 2hs partindo de Canela pois é muito cansativo o bate e volta.

Saímos de Canela as 8 e iniciamos em Bento Gonçalves a rota do vinho. Ande mais 3km passando da entrada da rota para chegar ao centro de informações turísticas (bem sinalizado logo no pórtico de entrada) os mapas e informações, diga-se de passagem muito bem detalhados. Cada vinícola caso opte pelo tour + degustação dura em media 1hr. Pesquisa nos sites de cada uma para conhecer as opções que geralmente vão desde gratuidade à degustação premium com mais de 10 rótulo...

Dia 1 - Roteiro vinícola Torcello -Vallontano - Almaunica - Larentis - almoço e vinícola Casa Valduga

Dia 2: Chandon - Miolo - Lidio Carraro - período tarde Circuito caminho das Pedras

Vinícolas pendentes para minha próxima ida.. quem for inclua um 3o dia: Marco Luigi, Dal Pizzol, Pizzato e caminho das cantinas históricas de Garibaldi... dinheiro e tempo acabaram rsrs











***
Circuito caminhos de pedra
Separe um dia para andar por 12 km de história e sabores ( fiz em 3 horas então preferi recomendar um dia) muito top os locais:
- arquitetura das casas coloniais
- casa do tomate (colono italiana muito simpática e conta a historia desde o inicio da colonização, recomendo o doce de tomate verde e a truda, isso mesmo, trufa de tomate...)
- casa da cuca
- salumeria
- casa do mate
- casa da ovelha (so comprei o queijo, mas fica a dica para reservar meio período para fazer todo o serviço, desde ordenha até pastoreio)






***
Top restaurantes
1- restaurante Maria Valduga, almoço menu degustação, Bento Gonçalves ($85)



















2- pasta e Vino: breja Double e couvert ($15) - Gramado



3- Pocitos, pizza Uruguaia, Canela ($60/2)



4- Pastasciuta, massas, Gramado ($150/3)



***
Melhores comidas
- sopa de cappelleti (festa do colono)
- massas artesanais (Maria Valduga)
- cuca (casa da cuca, Bento Gonçalves)
- chocolates Floryball
- café colonial

***
TOP 3 Melhores vinícolas
1- Casa Valduga: historia, arquitetura e claro os vinhos.. tudo se junta numa sensação a parte...
















2- Lídio Carraro: proposta diferenciada de vinho purista, com sabor intenso e a explanação na degustação foi sensacional! aparentemente estes circuitos parecem iguais, mas sempre há detalhes em cada aula que vc aprende um pouco mais e cria a história da uva e do vinho da melhor forma...



3- Almaúnica: moderno e único no modelo de produção por gravidade. Sabor intenso e único,



***
Melhores vinhos
- Tannat, Lídio Carraro
- Espumante Rosé, Chandon
- Merlot, Casa Valduga
- Sirah, Almaunica
- Espumante Moscatel, Casa Perini
- Branco Chardonnay, Lídio carraro, Dádiva

Aproveite bastante e faça um planejamento da viagem pois são muitos lugares bonitos, para poder aproveitar cada minuto... descansar? fica pra volta! hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário